domingo, 7 de fevereiro de 2010

loura gelada... Que fria!

Devo confessar que de quando em quando bebo minha cervejinha em reuniões com amigos do trabalho, amigos que fiz na faculdade ou até mesmo nas reuniões de família.
Mas também não bebo ao ponto de ficar jogado na sarjeta enquanto um cachorro vira-lata pulguento lambe minha cara da mesma forma com que ele bebe água. Conheço-me muito bem e respeito o limite de três latas da gostosa lourinha amarga.
Mas na verdade o que tem me incomodado ultimamente é o fato da massificação que vem sendo feita na mídia em torno das bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja. Comerciais na TV a toda hora, capas de revistas, outdoors e público alvo indefinido.
É usado todo tipo de recurso para atrair à atenção do consumidor. Belas mulheres como a Juliana Paes, jogadores de futebol como Ronaldo fenômeno – até tu Brutus! -bonecos, animações, gráficos pertencentes ao mundo infantil, exploração do erotismo e até slogans menosprezando àqueles que não apreciam a loura gelada.
O interessante é que sempre tem uma mensagem, muito discreta por sinal, alertando para o perigo do consumo exagerado: “beba moderadamente”, ou mais recentemente, “beba com parcimônia”. Então fica a pergunta no ar. Quem tem esse cônscio?
A bem da verdade é que os jovens estão tomando o primeiro gole cada vez mais precocemente. Nem a lei seca tem sido capaz de frear esse boom. Adolescentes sonham com a liberdade que lhes é negada, buscam maturidade de forma frenética e começam a imitar os adultos e a divulgação de produtos associados com a vida adulta é um estímulo para aqueles jovens que ainda estão formando uma personalidade.
Então, o que fazer para frear esse incentivo ao consumo de bebidas alcoólicas?
Devemos combater a venda desses produtos para menores de idade? Como? E as autoridades, onde estão que não tomam nenhum posicionamento? Essas são só algumas das perguntas que – como diz o lugar-comum – não querem calar.

Um comentário:

  1. Oi! Esse seu post está sensacional, realmente é tudo muito contraditório.
    Por um lado a lei seca, mas por outro propagandas de bebida se propagam no país...difícil!
    Bjooo

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