domingo, 21 de julho de 2013

Muito Obrigado

Se um cachorro lambe minha perna já quero levá-lo para casa. Sou assim, me apego as pessoas na velocidade do Usain Bolt. Essa minha carência crônica faz de mim um sujeito sensível e de fácil acesso. Sim, sou sensível. Choro até assistindo Exterminador do Futuro.
Então há exatos dois meses topei o desafio de ir lecionar em Presidente Figueiredo, 107 km de Manaus, 107 km longe desse urbanismo tão arraigado ao maior orgão do meu corpo. Não, não é o que vocês estão pensando, é da pele que estou falando. E foi justamente lá que senti na pele a brandura de pessoas tão simples quanto eu. Sim, sou simples apesar dos meus três apartamentos na Ponta Negra, casa de praia em Maceió, Ferrari na garagem e dinheiro no banco por mais quatro gerações.
O olhar de desconfiança que fui recebido não durou mais que dois minutos. Bastou eu abrir a boca para conquistar aqueles dezenove alunos. Perceberam minha simplicidade? My name is Fluffy, Paulo Fluffy. Pronto, gelo quebrado, sorrisos arreganhados. E meus amigos, sorriu pra mim, é meio caminho andado para estreitar laços de amizade para a vida toda. Não, não é hipérbole, é eufemismo mesmo.
Ontem foi minha última aula com eles. Fui com o coração na boca e voltei com ele nas mãos. Despedidas doem pra chuchu. Despedida, como diria a Madre Teresa de Calcutá, é foda. Vi uma aluna chorando enquanto os outros clamavam: please, don’t go! Engoli o choro e fui me despedindo de cada um ao som de “You belong with me”, eles ensaiaram e cantaram para mim.
E quando já me encaminhava para o carro uma aluna se aproximou e um tímido “muito obrigado” banhou meu corpo. O muito obrigado daquela aluna ficou ruminando em minha cabeça durante todo o trajeto de volta. Em vinte anos de magistério, essa foi a segunda vez que ouvi um agradecimento tão puro e verdadeiro.
Turma de Presidente Figueiredo, meu muito obrigado.

2 comentários:

  1. Parabéns, Paulo, por ser vc um professor um letras maiúsculas. Muito bonito o seu depoimento, com certeza vc deixou sementes nos corações e nas vidas desses alunos. Isso me faz lembrar um tempo em que tb lecionei... (inglês tb).

    Felicidades. Um abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Professor acho uma profissão sagrada, tem de ter dom, querer mesmo. porque é uma função muito importante, não pode ser qualquer um, tem de ser alguém especial, PARABÉNS, acho que eese 'muito obrigado' te defini como alguém especial, um professor.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir