domingo, 5 de janeiro de 2014

História do Brasil

Um dia chego em casa e a encontro chorando. As lágrimas deslizavam com o peso pesado da decepção. Quase não conseguia articular as palavras engasgadas nos soluços da depressão. Ele não quer nada com a história do Brasil. Com essa frase ela trouxe à tona a síntese do seu pranto. Exaurido após um dia árduo de trabalho restou-me abraçá-la num silêncio morno.
No dia seguinte veio o endosso da "tia" na sombra da paráfrase: Olha, ele não quer nada com a história do Brasil. Aquelas palavras ruminavam em minha cabeça como um mantra que não queria descolar da minha retina. Precisava fazer alguma coisa que não fosse transferir a responsabilidade da educação daquele moleque para tão somente minha esposa que já acumulava as funções de mãe, professora, cozinheira, babá, diarista e auxiliar de produção no chão de fábrica de uma multinacional exploradora como todas as outras, mas esse assunto fica para um outro texto.
Como nunca resolvi meus problemas com a covardia da violência - pois ainda prefiro conversar a bater - esperei pelo clichê da calada da noite. E ela veio cálida como são comumente as noites de agosto. Desci as escadas da minha casa segurando pela mão arredia do meu único filho até então. Lá vem o caminhão da Boticário como apelidávamos o caminhão do lixo e mostro a ele a dura realidade daqueles homens anexada a seguinte pergunta: É isso que você quer pra sua vida apesar de toda a dignidade da função? Você já tem quatro anos e é maduro o suficiente pra saber o que quer da vida.Ele respondeu que não sem dizer sequer uma única palavra.
Acho que ele entendeu muito bem minha mensagem revestida de muito amor e carinho. Três de janeiro de 2014 é um dia que ficará estampado na aba da minha memória. Sonhei com esse dia e o tão sonhado "pai, mãe, eu passei!" foi do jeito que imaginei.
Chego em casa e os encontro chorando, só que agora de felicidade. Junto-me a eles e engrosso o caldo do choro. A cumplicidade daquele abraço só nós sabemos. Não foi fácil chegar aqui, porém todo o nosso esforço valeu a pena. Agora,vá ganhar o mundo e escrever sua história junto com a do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário