sexta-feira, 11 de junho de 2010

África do Sul 2010

E mais uma Copa do Mundo iniciou hoje. Essa é minha oitava Copa. Acompanho os jogos do mundial desde 1982 quando ainda tinha apenas onze anos de idade. Nossa! Estou ficando velhinho. Acompanho pela televisão é claro. Por enquanto acompanhar os jogos in loco é um sonho, um sonho que talvez se realize em 2014 quando o Brasil sediar os jogos pela segunda vez.
E muita coisa mudou no mundo do futebol, na maneira de se transmitir um jogo, na maneira de se jogar o jogo, agora um futebol sem o encantamento e o brilho daquela seleção brasileira de 82. O que se vê nas quatro linhas são seleções muito pragmáticas esperando um erro do adversário para então prepararem o bote.
A propósito, no jogo de abertura no belo estádio Soccer City os “filhos do Mandela” por muito pouco não conquistaram a vitória diante dos mexicanos.O jogo, bem, esse foi bem burocrático. Não fosse o entusiasmo dos torcedores Sul-Africanos que não param um só minuto de cantar e vuvuzelar e também dos atletas da África do Sul, teria sido só mais uma partida de Copa do Mundo.
Os jogadores Sul-Africanos chegaram ao estádio dançando e cantando e não desafinaram enquanto estiveram em campo embalados pelo som retumbante das vuvuzelas. De cara, me identifiquei logo com o jogador Tshabalala – autor do gol – que mais parece um integrante da banda Timbalada. Cabeludo, talentoso e muito aplicado taticamente.
. Torci por eles como se fosse um próprio Sul-Africano. O povo africano merece sorrir, pois, durante muitos anos eles só derramaram lágrimas e o futebol pode lhes dá esse sorriso que o ex-presidente Mandela tanto lutou para tatuar na face de cada cidadão daquele país.
Que nos próximos jogos da África do Sul a vitória possa dar o ar da graça e que a segregação racial existente por lá fique definitivamente de escanteio.

Um comentário:

  1. Muito bom! Ah eu tb torci por eles, e fiquei encantada qdo eles desceram do ônibus cantando e dançando e isso é pura alegria de viver... povo sofrido, mas naturalmente feliz, show!
    Beijos!
    She

    ResponderExcluir