sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O primeiro dia de aula a gente nunca esquece

Passos ansiosos rumo ao desconhecido mundo novo de quem nele está a pouco mais de três anos. A lancheira no ombro esquerdo combina com a bolsa Pink de rodinha da hello kitty em sua mão direita – ambas escolhidas a dedo por ela mesma. Auto-suficiente e destemida não se parece com o pai em nada.
O escorregador, o balanço, a casinha que ficam espalhados pelo pátio da escola lhe parecem muito mais atraentes que a confortável colorida e climatizada sala de aula. Oi coleguinha, é assim que ela chama a todos que estão uniformizados tal qual ela. Não importa o sexo, a religião, o estado civil, o poder aquisitivo, ela quer mesmo é socializar.
Soa a campainha e a molequinha branquinha de pernas roliças se direciona a sala de aula com um sorriso riscado na face como se fosse uma veterana. Lá vai ela ouvir estórias, fazer sua história, colorir suas tardes, desenhar seus devaneios, escrever seu futuro, lá vai ela pintar o sete, o oito, o nove. Lá vai ela... Sem lenço e nem documento.
Nesse momento o pai a deixa com o coração apertado. E Ela? Bom, ela fica com o coração aberto e jorrando alegria. Alegria é algo que transborda naquela menina. Para ela não tem tempo ruim e ficar quatro horas sem a presença dos pais por perto, imagino que deve ser o paraíso.
Agora é só a Larissa, não tem pai, mãe e nem irmão para protegê-la. Mas isso não parece intimidá-la o que de certa forma me conforta porque um dia isso será real em sua vida. Pois a vida fora de nossos lares é dura e cruel. Mas enquanto esse dia não chega vou enchendo aquelas bochechinhas de beijos doces. Ainda bem que ela não é diabética!

Sem ins(piração) para escrever, vai aí um texto redigido no início do ano.

4 comentários:

  1. Oi Paulo
    Tem hora que a inspiração foge para longe, até para procurar textos. Ando numa preguiça tão grande, que reduzi minhas postagens para apenas 3 dias da semana. Isso passa.
    Mas o texto é ótimo e a Larissa vai se dar bem, na hora que tiver que enfrentar o mundo.
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Também estou sofrendo com isso. Pior para mim que atualizo sempre dois blogues. Cheguei à conclusão de que "não tenho" que postar a cada dois dias alguma coisa. Agora só posto quando algum assunto me tocar ou quando uma música me fizer sorrir ou uma ótima piada me fizer gargalhar. Meus blogues agora são atualizados no ritmo do acaso...eita, rsssssss

    bem, sobre a lindinha da Larissa(é tua filha mesmo?) adorei!

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Ah, que lindo! Cheguei imaginar um sorriso enorme num rostinho de menina! Isso é que é felicidade! (No meu tempo, eu abria o maior berreiro!!!)
    Um abração e tudo de bom pra vc, paizão!

    ResponderExcluir
  4. A chegada à escola é o segundo corte do cordão umbilical.

    Gostei do seu texto. Pelo menos valeu sua falta de inspiração, ao menos pude conhecer essa crônica (rsrs).

    Abraços.

    ResponderExcluir