segunda-feira, 2 de maio de 2011

Metamorfose Ambulante




A voz oscila, falha. É grave, é aguda, é motivo de gozação. Um rascunho de bigode se desenha discretamente nos cantos da boca como se fosse um time de futsal – são cinco pêlos de um lado e cinco de outro. Algumas espinhas já começam a pipocar no rosto. Os banhos agora são mais freqüentes e mais demorados. O garoto é a própria testosterona.
No bolso da calça do colégio um bilhetinho. Na hora da saída quero falar contigo atrás da cantina. No Orkut mais scraps. Na prateleira do quarto a coleção do Max Steel ainda faz parte da rotina do menino de quinze anos que acabara de trocar a pubescência pela puberdade, se é que existe alguma diferença.
Depois do banho demorado tem que rolar um perfume, o penteado despenteado tem que estar impecável. A mãe condena o que as gatinhas do colégio absolvem. O desencontro dos cabelos. Penteia esse cabelo direito menino! Que coisa mais feia!
O pai não fala nada, mas se fosse a filha, a Larissa, a conversa seria bem diferente, não é seu Paulo? Podes crê, meu.
O fato é que os anos voaram e as brincadeiras de criança vão cada dia mais dando espaço aos CDs de música, ao isolamento no quarto, aos telefonemas secretos, fins de semana na casa de colegas de escola, etc.
Atravessar a rua de mãos dadas com o pai nem pensar. O que os brothers vão pensar dele. Ele tem que manter a fama de mau. Sabe que um vacilo diante dos amigos pode custar um ano inteiro de piadinhas corrosivas que serão lembradas daqui a cem anos, e não estou aqui usando de hipérboles não. Nessa idade a crueldade dos sarros é implacável.
E quando indagado sobre as súbitas mudanças ele parafraseia Thiago de Melo: Não tenho nada de novo apenas o jeito de andar. Ah moleque!
PS: Júnior ama os pais e sua admiração por eles está tatuada em sua retina. Ele, muito mais que o pai, é coruja.
Parabéns meu filho por mais um aniversário!!

7 comentários:

  1. Ser pai é padecer no paraíso.
    Parabéns ao pimpolho, que Deus o proteja sempre.
    Bjux

    ResponderExcluir
  2. Um filho de quinze anos...Um tempo lindo para eles e para nós o início da separação concreta. Um divisor de águas na vida da família, quando os filhos começam o processo de independência real. Parabéns júnior e aos autores, também.
    Sua homenagem ficou muito linda.

    ResponderExcluir
  3. Maria Emilia Xavier disse...
    Um filho de quinze anos...Um tempo lindo para eles e para nós, o início da separação concreta. Um divisor de águas na vida da família, quando os filhos começam o processo de independência real. Parabéns Júnior e aos autores, também.
    Sua homenagem ficou muito linda.
    ** Repeti o comentário, pois ninguém merece ter o seu nome escrito com letra minúscula, ainda mais em uma homenagem pública, linda e no dia do seu aniversário, né?

    ResponderExcluir
  4. Oh Maria Emilia, quanta gentileza sua.
    Obrigado pelas palavras!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto, Paulo...e Paulinho, parabéns por mais um ano de vida. És um menino (ou deveria dizer rapaz>) de ouro! Adorei te ter em sala de aula, és doce, educado, amigo, prestativo, inteligente e lindo!! ''If I were 25 years younger, nobody would stand a chance''. LOL Um abraço pra lá de apertado na família toda, que é linda e abençoada!!!

    ResponderExcluir
  6. Assim é a vida e é justamente por isso que ela é tão linda, meu caro Paulo, nascemos, crescemos, temos nossas "continuações", envelhecemos, vem os netos, junto com a barriga e os cabelos brancos e enfim a satisfação do dever cumprido! Assim resumo nossa existência!

    São essas épocas marcantes, momentos da mais pura felicidade, que levaremos na bagagem da mente!

    Parabéns ao seu filho, mestre!

    Abraços do amigo JGCosta, um daqueles que também colabora 'vez em quando' com o 'De olhos fechados'!

    ResponderExcluir
  7. mas você já tem um filho com quinze anos? com essa cara de vinte...?????? rssss

    legal, primo; comecei mais tarde mas a emoção vai ser a mesma com o meu. espero ser um sessentão prá frente e bem modernoso...rsssssss

    ResponderExcluir