segunda-feira, 5 de outubro de 2015

JB

"Eu vim para somar." Ainda que seja uma frase clichê, a metáfora desbotada não é uma equação simples de primeiro grau. Vir para somar é uma progressão aritmética digna de uma Madre Teresa de Calcutá, de um Mahatma Gandhi, de um Santo Agostinho. Embora esse último, antes de se tornar santo, participou de inúmeras regras de três e saiu fazendo filho a três por quatro. Obviamente esse não é o caso do nosso amigo em pauta até por que ele manja de tabelas mesmo sendo as tabelinhas pouco confiáveis.
Após alguns anos de reflexão, translação e rotação de figuras na Universidade, formou-se em Matemática, cresceu intelectualmente, vislumbrou novos horizontes e Novo Aripuanã foi ficando pequeno. Era hora de ampliar essa figura geométrica, hora da lagarta quebrar a crisálida e virar borboleta. Hora de bater asas e parar de bater... cabeça. Hora do voo solo. Sem pai nem mãe, mudou-se para a cidade grande.
A vida nova no mormaço manauara ganhou tal proporção de números reais e surreais que a mesma foi a razão e porcentagem de sua hipotenusa, já que por definição, hipotenusa é o lado oposto ao ângulo reto. Entendamos aqui ângulo reto como Novo Aripuanã.
Porém a saudade da família tem preço e ele paga do próprio coração juros simples e composto. Ela aperta daqui, confrange dali, balança no meio dos catetos, e ele, sem seus pares ordenados, se aproxima dos inúmeros primos para a saudade diminuir, para tantas coisas abstrair. Tentativas radicais de sair pela tangente desse conjunto vazio. E sabem por quê? Porque saudade é punk, saudade é foda, saudade é teorema de Pitágoras!
Tento calcular essa relação entre volume e capacidade, esse volume de sólidos retangulares sem sequer imaginar a simplificação dos radicais. E concluo: Não deve ter sido fácil abrir mão de suas raízes pelas quadradas e cúbicas. Talvez essa mudança tenha sido o grade divisor de águas em sua vida. Diria até que tenha sido o máximo divisor, porém não comum!
Em meio a tantas divisões, adições, multiplicações, subtrações, sabemos que a vida não é fácil quanto a casa de multiplicação do cinco ou tão fácil quanto chegar ao resultado de dois mais dois.
Noves fora tudo isso, ganhamos nós com a decisão dele de ganhar a vida por aqui. Os ventos do sul do estado sopraram pra cá a companhia mansa e serena do professor plácido e pacato, de muitos números e poucas palavras, no entanto com uma enorme habilidade de magnetizar todos ao seu redor e sobretudo de harmonizar os polígonos por onde passa. Olha, e digo mais, se humildade fosse uma nota musical sua representação cifrada seria JB. Esse cara é humilde e amigo, amigo no verdadeiro sentido da palavra.
Uma vez um filósofo bebaço disse que a melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus. Gente, esse cara respeita a Quaresma! Não, está mais do que aperfeiçoado, né? Digno até de ser canonizado. Portanto seguindo o conselho de Pitágoras que dizia: Elege para teu amigo o homem mais virtuoso que conheces. Então você, meu amigo "Jente" Boa, é um dos eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário