domingo, 28 de novembro de 2010

Bom dia Vietnã

Eles desceram o morro encapuzados de cólera e descarregaram metralhadoras de ódio. Não há mais bala perdida, mas sim, muitas almas perdidas. A guerra já não é mais fria, a chapa esquentou, Rio quarenta graus, Rio... Teoria do caos.
A alegria típica do povo carioca deu lugar ao medo, ao pânico. Carros alegóricos deram lugar aos tanques de guerra, a comissão de frente usa capacete e se blinda atrás de coletes à prova de balas. O som do surdo fez-se mudo. O pandeiro se calou e deu voz ao pandemônio...O puxador de samba agora puxa corpos espalhados pela avenida, o mestre-sala agora faz sala em mais um dos vários velórios que acontecem paralelamente em meio aquele fogo cruzado.
A paz entre policiais e traficantes perdeu a harmonia, atravessou o samba, é o bem e o mal travando o braço de ferro mais sangrento dos últimos anos. Traficantes querendo transformar o Rio em mar vermelho e Polícia, em mar morto.
Dessa vez a bateria não entrará no recuo, a ordem é avançar, avançar, avançar. Que o mestre de bateria tenha peito e a coragem do capitão Nascimento, do contrário, muitos brincantes nascerão para a outra vida.
Torço e rezo para que o refrão desse enredo seja “...O Rio de Janeiro continua lindo...” e que na apoteose da vida vença sempre a justiça e a paz.

3 comentários:

  1. Paulo, como boa carioca que sou, o que posso te falar é que me emocionou e muito com esse seu texto... Ficou lindo e forte, exatamente como é tudo por aqui... Tenho esperanças que tudo fique bem por aqui e que a minha cidade maravilhosa possa voltar a ser realmente maravilhosa... Infelizmente deixaram o crime crescer muito e agora a medida tem que mesmo ser com tática de Guerra...
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo!

    Conseguiu fazer um belo texto em cima de uma tragédia! Fez-me pensar! O Brasil e o mundo todo está voltado para o Rio nesses últimos dias... triste demais!

    Tenha uma linda semana!
    Beijo doce com carinho
    Sil
    Sempre aqui

    ResponderExcluir
  3. Tava pensando justamente em escrever sobre o Rio e depois mudei de idéia. Já participei de tantas palestras e conferências internacionais a trabalho e sempre só ouvi bravatas e promessas em relação a dois temas: violência e meio-ambiente e nunca nada muda. Agora PARECE que resolveram tomar uma atitude. Só resta desejar que, seguindo sua analogia, o quesito dominante seja a harmonia e que o enredo deixe de ser esse samba do crioulo doido!

























































    \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
    Abs

    ResponderExcluir